Thursday, April 16, 2009

Cozinha Egipcia - Parte 2

Este eh o segundo post sobre culinaria egipcia. Mais uma vez, vou maltrata-los com algumas das delicias que SOH EU posso comer (por enquanto). Eh claro que voce que esta lendo este post e tem dotes culinarios vai conseguir ir atras de receitas e fazer algumas destas em casa. Os demais, infelizmente, terao de esperar o meu retorno e me implorar pra esquentar a barriga no fogao uns minutinhos e preparar algo pra voces. Enfim... chega de dilemas, vamos ao que interessa!

مكرونة بالباشميل - Macarona bel bashmeel



Bonito, nao? Acreditem, eh saboroso tambem. Esse macarrao eh muito popular nas residencias egipcias. Dizem que eh um pouco trabalhoso de se fazer, mas acho que pra quem sabe fazer uma lasanha, nao vai achar dificuldades nao. Esse prato consiste em uma camada grossa de carne moida levemente temperada com as pimentinhas (como sempre), seguido de uma camada de macarrao ja cozido (de preferencia penne) e, por fim, uma camada de um molho branco que, ao ir ao forno, faz com que a camada de macarrao vire uma unidade homogenea, tipo unidos venceremos.


فتَة - Fatta



Mais uma das super delicias egipcias. Fatta pode variar bastante na forma que eh feita, mas no geral consiste em uma camada de pao sirio torrado e picado (aqui no Egito, se usa um pao local chamado baladi), coberto por cubos de carne ao molho de tomate, com bastante molho e, no topo, pode-se colocar arroz, grao de bico, batata... enfim, varia. Por fim, cobre-se com um molho feito de alho frito na manteiga com um pouco de vinagre e sal. Enfeites como tomates, ervilhas e cenoura sao muito bem vindos. Depois eh soh detonar.


كبدة -Kebda



Esse ai nao tem misterio. Figado bem fritinho, temperado com muito pimentao, salsa/coentro e pimentas como a do reino. No centro do cairo, vende-se lanches de kebda. Eu nunca encarei porque ateh agora nao achei nenhum restaurante decente. Mas ja comi em casa e eh muito bom. Jogue um limaozinho encima que fica melhor ainda.


محشي - Mahshy



A variedade de mahshy na foto acima eh bem conhecida no Brasil, acredito eu. Sao folhas de videira recheadas com arroz e legumes, podendo-se ou nao adicionar carne moida. No Egito, o mahshy mais popular eh o feito com repolho cozido, porem pode-se faze-lo com beringela (branca ou roxa... a beringela daqui eh diferente da brasileira... eh beeem menorzinha), com abobrinha ou mesmo com pimentao. O meu favorito ainda eh o de folhas de videira.


حواوشي - Hawawshy



Perigo!!!!! O hawawshy geralmente eh beeeem oleoso. Eh feito de pao baladi egipcio, recheado com carne beeeeeeeem chegada na pimenta do reino. Tambem adiciona-se salsa e cebolinha. O problema eh que ele eh frito na chapa e por isso eh um pouco oleoso. O pao absorve todo o oleo. Enfim.... mesmo assim, nao deixa de ser uma das delicias daqui.

Eu gostaria de fazer algumas observacoes com relacao aos habitos alimentares aqui. Primeiramente, a maioria dos pratos sao servidos para serem comidos com colher, ou mesmo com a mao. Parece que aqui se tem uma proximidade maior com a comida. Eu acho muito legal.

Egipcios nao economizam na comida. Sempre que te servem, eh um EXAGERO. E se voce fala que eh muito, eles agradecem dizendo que voce que eh um bom convidado por nao comer muito. Eh uma cortezia maravilhosa. Soh tem um problema: eles acham que para se comer como eles, ha que se LIMPAR O PRATO. Ja passei mals bocados por isso quando fui convidado para comer na casa de meus amigos. Tipo, me serviram dois pedacos grandes de macarrao do qual eu apresentei aqui no post, com uma canequinha de molokheya (eh meio que uma sopa... fica pro proximo post culinario), duas coxas com sobrecoxas de frango e uma outra caneca de sopa de carne. Fora o refri. Sai de la ateh zonzo... mas feliz heheheheheheheheh.

Existe uma expressao em arabe que eh utilizada sempre quando alguem vai comer. بالهناء والشفاء bel hana wel shefa - que eh meio que um desejo de que voce coma bem e que aquilo que voce coma te faca bem. Eh muito bonito falar e ouvir isso de alguem, especialmente alguem que esta te servindo. A resposta a essa expressao eh الله يهنيك Allah yehneek. Vou usar essa expressao com voces tambem, ja que ela ja faz parte do meu vocabulario.

Ateh breve!

4 comments:

Flávia said...

Rafaaaa sabe qd eu vou aí pra comer? Nuncaaa. Vc não ker q a perigo aqui torne-se obesa né? Ai q delicia hein.. prima vez q ouço um brasileiro falando bem da comida egípcia rsrs as minha miagas passam tão mal!
bjss

Anonymous said...

To adorando seu blog!!!

E morrendo d saudades***

Qro te ver logoooooo***

Beijoos,
Carola

Rodrigo Mardegan Martins said...

To gostando de poder estar aq, sendo uns de seus amigos,e nao sei se eu poderia conseguir comer estes tipos de comida, mas ate quem sabe, rsrs

Anonymous said...

Bom não te conheço ..mas adoooro culinária egipcia,pois em Teófilo Otoni sempre tem alguém convidando e claro aceitamos.Realmente são farturosos ao servir e adoro comer com a mão e de colher.
Encontrei seu blog procurando uma receita diferente para o macarrão de todo dia ...
Beijos e até a próxima leitura