Friday, March 13, 2009

Cozinha Egipcia - Parte 1

Sejam muito bem vindos a um dos posts que me deu mais prazer em escrever. Sei que muitos de voces tem uma tremenda curiosidade a respeito da culinaria local, portanto cabe a mim introduzi-los, mesmo que soh atraves de fotos e palavras, a essa gastronomia que pode ser definida como um dos paraisos egipcios.

كفتة - Kofta



O kofta (conhecido como "kafta" no Brasil e em algumas outras partes do Oriente Medio) consiste em charutos de carne moida muito bem temperados, geralmente ornamentados com salsa e coentro. Esse prato eh extremamente saboroso e muitas vezes acompanha batatas chips (caseiras, de preferencia). Existe uma variedade feita de frango, mas nao tive o prazer de experimenta-la ainda. Se alguem ja o fez, gostaria de ouvir os comentarios.


فول - Foul



O foul eh um dos mais populares pratos egipcios e pode ser preparado e servido de diversas formas. Ele consiste num feijao maior que o carioquinha, porem com um sabor extremamente parecido. Por vezes, ele eh servido cozido, banhado por algum molho; tambem pode ser cozido e amassado, formando uma especie de pure e servido com manteiga (foto acima) ou ovo mexido; ou ainda, pode ser feito pure, temperado com alguns condimentos no estilo da pimenta do reino e colocado dentro de um pao (vide a foto do taameya... o pao eh o mesmo) com takhina (pasta de gergelim). Essa ultima variedade eh muito popular no cafe da manha egipcio, juntamente com ta3meya. Se nao servido dentro de pao, o foul acompanha pao sirio (عيش لبنانى).


طعمية - Taameya



Taameya eh um bolinho frito feito a base de foul e legumes, temperado com umas ervas. Eh muito saboroso, geralmente servido como ilustrado na foto acima ou com uma salada um pouco diferente, feita de pepino, cenoura, cebolinha, pimentao e tomate. Tomem cuidado com ele porque, por ser fritura, engorda que eh uma beleza.


شورمة - Shawerma



Com esse nome nem eu conhecia, mas quem nao sabe o que eh o alimento ilustrado acima? Gente, isso eh uma delicia!!! Apesar de todos os preconceitos brasileiros acerca dele, o shawerma eh um dos sanduiches mais saborosos daqui. Podendo variar entre carne e frango, servido com tomate e takhina, o "churrasco grego" pode ser encontrado em quase qualquer lugar no Cairo. Confeco que alguns deles nao sao limpinhos nao, mas sabendo escolher o restaurante com cautela, chega-se a saborear um prato muito interessante. Alem de sanduiches, alguns restabelecimentos servem a carne (ou o frango) em pratos.


كشرى - Koshary



Heis aqui, sem duvida, o mais tradicional dentre todos os pratos da culinaria egipcia. O koshary montado em camadas (arroz, espaguete, macarrao tubinho, lentilha, grao de bico e cebola frita) e coberto com molho de tomate. Hmmmmmmmmmmmmmm... Tudo isso muito bem temperado a moda egipcia e, se o fregues quiser, pode adicionar dois molhos: o primeiro deles feito a base de alho e temperos como a pimenta do reino, e o outro feito a base de paprica (pimentao vermelho) e pimenta!!!!!!!!! Sim, o prato eh um pouco pesado, portanto tomem cuidado com ele. Mas assim como eh fundamental conhecer o Nilo, eh fundamental saborear um belo Koshary.

Tenho muitos outros aspectos da culinaria egipcia para tratar porem vamos com calma. Como o meu limite eh de 5 fotos por post, vou ficar por aqui com esse e venho com mais 5 requintes no proximo. Espero que gostem do que estao vendo e nao hesitem em tirar suas duvidas a respeito de qualquer um dos pratos acima. Beijos e ateh mais!

7 comments:

Franciele Bezerra said...

Uhmmmm Rango!

Caraca ver isso bem na hr q tô numa fome brava aki xP...

Ow esses pratos deram até vontade mas vai dizer que vc ñ sente saudades da famosa lasanha da Tia Bia =D

ou do clássico arroz,feijão e um churrasquinho bem brasileiro xD

Bjãooo Primooo

;) said...

Oi Rafa!! então é só um texto que me veio no calor do momento, eu gosto dele, é dos textos mais sinceros que eu já escrevi, e que uma parte de mim grita isso, não que eu esteja culpando o mundo... mas digamos que sim. Enfim, esta tudo bem.

Rafa eu sou um gordo de espirito(que deve ter acento em algum lugar)estou extremamente feliz que os pratos Foul,Taameya e Koshary não vai carne.Viu eu tambem posso comer comida egipcia(que deve ter um acento em algum lugar tambem, mas como vc tambem não colocou...)rafa quando vc tiver aqui eu quero pelo menos saborear todos esses...
E sei que vc nem gosta de cozinhar!!
Bjão Rafa.
Saudades meu caro!!

Anonymous said...

É meu camarada!!! Dificil pra mim ver isso nesse momento.. estou com umaputa fome..mas ok...

Gostei de td, mãããs...

Churrasco grego nããããããooooo!!!!!!

O que mais gostei é o Koshary (amo o Ctrl C + Ctrl V)

Deu vontaed de te bater na cara por causa disso:"Mas assim como eh fundamental conhecer o Nilo, eh fundamental saborear um belo Koshary". rárárá engraçadinho você né...

Bom Rafa, se cuida... e coma muito dessas coisas por mim!!!!! =D

Bjooooooooooo

Pamella Marques / Ex Libris 42 said...

Chavinhooo! Descobri seu blog hoje! Ainda não acabei de ler, mas as histórias são ótimas (das privadas e trânsito...). Estou morrendo de saudadeeeeeeeee! Se cuida aí! Bju!

Pamellita

Unknown said...

Chaviiinho!
Seu blog tah muito legal!
vou acompanhá-lo seempre, agora que eu o descobri!

Tche... essas comidinhas aiii, hein sei não... Depois sobre a nossa conversa sobe o trato gastrointestinal eu não ousaria comer nem beber nadiinha! UAHSUAHS
BRINCADEIRIIINHA! Vê se aprende a cozinhar uns quitutes ai, viu! Qdo vc voltar abre um restaurante por aqui aushuahsu já pensou?

Beijão

Unknown said...

caraca!! show essas fotos, abriu o apetite...rsrs Continue postando.

abraços

Unknown said...

Hi :D im from chile and i was reading about food :D my family is sirian D:
uy.kotonin@gmail.com add me on msn :D