Tuesday, March 24, 2009

Cada um no seu quadrado

As fotos abaixo foram tiradas no حديقة الازهار (em portugues "parque das flores), no Cairo mesmo. Nesse passeio soh foi eu e o Teefa. O resto do povo tava de bode. hehehehe











Brasil e Egito sao paises diferentes em muitos aspectos. Acho que o que mais vai fazer valer a experiencia que estou tendo aqui eh justamente a oportunidade de viver e interagir em um meio com o qual nao estou (ou nao estava) acostumado. Pelo que eu ja escrevi, ja deu para ter uma ideiazinha de algumas das distonancias, mas existem muitos aspectos ainda a serem abordados e falarei de um deles agorinha mesmo.

Imaginemos que voces saiam com um grupo de amigos, dentre eles homens e mulheres. Ao se encontrarem, o esperado eh que os cumprimentos sejam os seguintes: homens x homens = aperto de mao; homens x mulheres = beijo no rosto (quantidades variam de cidade para cidade no Brasil) e quem sabe um abraco; mulheres x mulheres = gritos de exaltacao, beijos e inicio de algo que com certeza vai dar em fofoca (hehehe... brincadeira). Certo? Bem, aqui no Egito, esse cenario eh um pouco diferente.

Homens se cumprimentam, geralmente, com dois beijos no rosto seguidos por um abraco. No dia em que cheguei, ja no aeroporto, notei uma beijacao fora do "normal", soh para voces terem uma ideia de como isso eh banal. Alem disso, homens muito frequentemente andam de maos dadas, bracos dados, ou mesmo abracados, isso em qualquer regiao do Cairo. Se voces estiverem no centro, verao todos os tipos de "casais masculinos" (nao me interpretem mal) andando atachados: homens de terno e gravata, vendedores de cha, senhores de idade, muculmanos conservadores, jovens usando oculos de sol e o cabelo lotado de gel (eh o que mais tem) etc. O clima entre os rapazes eh extremamente amistoso apesar de parecer, para nos ocidentais, que tem algo de podre no reino da Dinamarca. Eh claro que as bibas se aproveitam da situacao, e nao eh raro de se ver gays do tipo que parece quase hetero (uma mulher) andando de bracos dados, falando igual maritacas e hairflipping. (para referencias sobre hairflip http://www.youtube.com/watch?v=wHAIVXIjRmw )

No que concerne a relacao entre homens e mulheres, posso dizer que a coisa complica um pouco. Digamos que as mulheres sao meio que intocaveis aqui. Intocaveis nao, um aperto de mao ta mais do que suficiente e pronto. Eh um "respeito" muito grande. Eh claro que toda sorte de coisas acontece por detras das cameras porem, em ambientes sociais, os papeis sao mantidos.

Mulheres, por sua vez, continuam fazendo a mesma algazarra, seja aqui, seja em qualquer lugar. Nao sei dizer por que justamente as relacoes entre as mulheres acabam nao mudando tanto. Fica aberto o tema.

O que se pode concluir eh que quando se ve um grupo de pessoas juntas aqui, eh comum que os homens estejam com homens e mulheres com mulheres. E assim vivem. E assim se divertem. Cada um no seu quadrado.

9 comments:

Unknown said...

Maes e pais solteiros??? Bom, não sei.. ai depende de cada um, a minha vez de ter filho eu passei. nao quero e ponto! hehehe...


Tema do fórum: Relações entre as mulheres no mundo.
A grande QUESTÃO é que nunca nenhum homem jamais entenderá o significado de mulheres estarem sempre juntas... Quando vão ao banheiro, a uma loja... na academia... enfim, mulheres estao e estarão sempre juntas. Ate pq o papo de mulher é muito mais legal... é uma variável fenomenal... de politica, futebol... e qdo falamos em sexo... meninos... vcs perdem feio!!!!! nao há nada de mais cruel do que um grupo de mulheres falando de sexo.,.. pode ser de uma trepada mal dada... do cara q tem pinto pqno... da posição que mais gosta, de novas experiencias... enfim...
Ser mulher tem suas vantagens... =P
e que vantagens!!!!

Bom, fico por aqui... meio que não falando coisa com coisa... mas estou aqui..

Bjaum Rafa!!

Amo vc e estou com saudades!!!

Anonymous said...

Ahhhhhhh comentei com a outra conta... vc me encontra nesses endereços...


http://www.fotolog.com/angeldickinson2

http://angeldickinson.blogspot.com

http://fragmentosdeumpensamento.blogspot.com


BEIJO AMORZINHOOOOOOO fotos fofas!!!

Mi said...

rafinha vc não sabe a falta que está fazendo aqui, parceirinho!!!!!!!!!

beijão, saudade!!!!!!!!!

;) said...

eu como havia dito antes, acho essa diferença toda meio biruta!!! mas acho lindo, tem coisas que eu não gostei muito, da histyoria do anel!!! mas enfim... eu ia cha engraçado demais, acho muito bom essa estranheza só não sei se com S ou Z...

Franciele Bezerra said...

Epaa então o esquema é todo mundo agarra todo mundo xD... \o/ agarra agarra quem tá de camisa azul.. xD

Pow mas as mulheres dai tudo com pano na cabeça parece aquelas velhinhas do nordeste brasileiro huahshua =D

Seria uma boa solução pra quem tem cabelo "duro" hehehehe enfim...

Passando só pra encher o saco mesmo xD

PS:Tira uma Fotos dos jovens egípcios com suas madeixas cheias de Gel xD ai ai ai ui ui =D

Bjão

Fran

Amanda said...

Rafa então quer dizer que se eu for par ai, ninguem va tocar em mim?

Meu namorado precisa saber disso!

rs

Te amo

Thiago said...

E ae rafa! Sumi!! Sei que sumi, mas estou vivo! Kra, quer dizer que os caras levam a sério o negocio dos clubinhos, luluzinhas para um lado e bolinhas para o outro... realmente, nós ocidentais somos de outro planeta. pior é que brasileiro é tão devasso pra certas coisas,depois eles vêm dar uma de puritano. Bem que dizem que a maldade está nos olhos de quem vê e na cabeça de quem pensa.
Mas enfim, saudades de ti, bro!

Abração!!!

Anonymous said...

ATUALIZA ESSA JOÇA RAFAAAAAA




BJOOOOOOOOOOOO

Rodrigo Mardegan Martins said...

Também adorei essas fotos, tiradas de cima, da para ver o lugar melhor, deve se achar fingindo segurar o sol, rsrs, ate mais