Monday, March 2, 2009

Walking like Egyptian



Avancei um pouco no tempo para mostrar Alexandria para voces. Todas essas fotos foram tiradas na minha viagem de um dia. Queria muito ter visto a biblioteca que, por sinal, eh linda, mas acabei nao vendo. Fica para a proxima, pois com certeza voltarei la. Gente, tava mow friaca e nao dava para entrar na agua, por isso eu estava de jeans na praia.





A foto acima eh no centro de Alexandria no fim de tarde.



Essa acima eh a chamada Stanley Bridge.



Eu na Stanley Bridge.

Pois bem. No Egito, assim como em muitos outros paises do mundo, existe uma coisa chamada livre arbitrio que te permite ir e vir para onde voce quiser. A diferenca peculiar desse conceito aqui eh que, nao importa com o que ou em que voce esteja, voce continua podendo ir e vir em todos os lugares. Confuso? Esclarecamos entao.

Em termos simples, podemos dizer que carros, pessoas e jegues possuem direitos iguais! Ou seja, eh uma zona! Gente.... o transito aqui eh algo que acho que nao se encontra em lugar algum do mundo. As pessoas se jogam no meio dos carros para atravessar as ruas porque semaforos sao simplesmente inexistentes. Na verdade, ha uns poucos semaforos que, obviamente, nao sao respeitados nunca. Eh engracado que em certos cruzamentos, tem uns guardinhas que apitam para que os carros parem em uma via e continuem em outra, mas acho que eles sao soh de enfeite: eles apitam, ficam com aquela cara de paisagem, tipo "Eu sou foda, eu paro o transito, eu tenho um apito e voce nao tem!", mas muita gente ousa nao parar e os coxinhas nao fazem nada. Geralmente eles escolhem os guardas mais velhos para esses cargos e, ja que eles nao aguentam mais nem um peido, nao poderiamos esperar que aguentassem algo como um taxi louco atravessando o sinal.

Como eu ja falei, atravessar a rua no Cairo eh algo divertido. Voce simplesmente se joga na frente dos carros e vai passando, e eles tambem vao passando, e tudo passa ateh que voce simplesmente chegou do outro lado da avenida. No comeco voce fica com o cu na mao mas depois se acostuma a fazer isso. Ateh o dia que voce, assim como eu, veja um cara que, por ser maneh e querer correr ao atravessar a rua, acabe com o joelho no lugar da batata e vice versa. Mewwwwwwwwwwww.... Eu vi um cara com a perna completamente estracalhada depois que um carro bateu nele. Isso em frente ao predio do governo Egipcio, no centro, na praca Tahrir. Parecia um video do youtube! A perna dele virou um "S". Rachei o bico... ahahhahaha.. Maldade. Por falar no youtube, tem varios videos de pessoas atravessando a rua aqui para quem quiser ver. Deem uma pesquisada la se quiserem.

Taxistas = pessoas desequilibradas. O segundo taxi que eu peguei bateu na traseira de um outro carro. Os caras correm que nem loucos sempre, costurando tudo e gritando com meio mundo. Businam toda hora, tanto que chega a dar nos nervos. Mas isso eh coisa que todo motorista aqui faz. O triste eh que nao tem taximetro nos taxis daqui. Voce tem de acordar um preco sempre que entra em um. Se voce for estrangeiro, eh claro que o cara vai te enfiar a faca. El hamd lillah (ainda bem) que ninguem aqui percebe que eu sou gringo e tenho pagado preco de Egipcio nao soh nos taxis mas em todos os outros lugares. Obviamente que eu tenho de fazer a linha Katia as vezes e ignorar algumas pessoas porque, se eu abrir a boca, o sotaque me denuncia.

Busao no Egito = comboio de gado. Lotaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaado! E o interessante eh que nao existem pontos de parada. Alias, parar pra que??? Eles nunca param! Nem praquela senhoria idosa que quer subir. Gente.. eh maratona mesmo! Ateh a veia tem de correr e pular na boleia! Pra descer eh a mesma coisa, soh que se vc quiser brigar um pouco com o motorista, ele da uma aliviada e para pra voce descer. Alias, tenho uma historia de busao pra contar.

Fui no curso de frances do Salah para acompanha-lo um dia e pegamos um onibus aqui perto de casa. Como diria a Marcelle, o onibus tava "no grau". E gente, que suvaqueira era aquela la dentro???? "Katinguele na area" total! Eu ainda tenho minhas duvidas se aquilo nao era acumulo de bufas ao longo do tempo. Enfim. Apos certo tempo, veio uma mulher do meu lado, daquelas que usam tudo preto e soh mostram os olhos. Gente, nao sei explicar porque mas eu tenho medo dessas mulheres! E essa tinha um faniquito, num aquetava o faxo, nao parava de se mexer, cocava o olho, e mexia na bolsa e dava uns tremelique e eu quase ligando pra minha mae. Ateh esqueci do fudum nessa hora! Sorte que como eu estava pendurado na porta praticamente, se ela chegou perto eh pq ja ia descer. Do nada ela se jogou do onibus e saiu com seus tiques nervosos pela rua.

Alem dos onibus convencionais, existem tambem minionibus e vans aqui. As vans sao as melhores opcoes, ja que nao pode (e nem da para) ninguem ir em pe nelas. Alem disso, sao mais baratas que os minionibus e sao mais ageis. Sao essas que eu geralmente pego para ir para a escola de manha.

O metro aqui eh tipo o trem da linha Calmon Viana em SP (quem eh pobre sabe do que eu to falando). O trem da lapa eh parecido com ele tb! Dependendo do horario nao eh tao cheio, mas no horario de pico tem gente ateh na frente do metro. Existe um pilar bem proximo as portas e as pessoas se penduram naquilo e o metro sai andando quando ta lotado, de porta aberta mesmo. Parecem caxos de banana. A maior vantagem do metro eh que ele eh baratissimo: 1 LE por tiquet. Mas o triste eh que nao eh muito abrangente nao. Onde eu moro nao tem metro que vem do centro, por exemplo. Tenho de encarar os busoes e vans sem do.

Apesar de todos os pesares acima citados, o sistema de transporte aqui funciona muito bem e tem mais de uma opcao de conducao nao importa onde voce queira ir. Eh logico que eh sempre uma aventura, mas eh assim que a gente se diverte. Ter carro aqui as vezes nao vale muito a pena porque o transito realmente eh cruel.

Vou ficando por aqui que esse post ja ta longo demais. Abracos para todos!

PS. ACHEI LEITE CONDENSADO AQUI!!!!!!!!!!!! ELE EXISTE!!!!!!!!!!!!!

2 comments:

;) said...

ahhhhhhhhhhhhh, que ótimo essa vida!!! e para de rir da desgraça alheia, caDê os acentos? e falando em video achei um video qdo vc veio em casa junto com Geli... vou por no youtube dai tu ri... meu amigo sabia que estou mais feliz com suas atualizações no blog!!! e por sinal adoro todos, lindas as fotos!!

bjão Rafa!!! até , agora não sei de taxi, de poste, não sei!!!

Anonymous said...

Post longo esse seu, mas vamos comentar por paragrafos...

1- Alexandria: dispensa comentários, sua história e lendas nos levam ate lá...
2- O Direito de ir e vir: pelo jeito nao é muito diferente daqui do Brasil (exceto pelos jegues- estes que eu falo os quadrúpides mesmo)... pois aqui também não se respeita as leis de transito e assidentes são muito frequentes... em suma, um caos...
3- Os taxistas: todos são farinha do mesmo saco, ficam exusando se você dá o dinheiro certinho... se vc faz isso pronto... olham com aquela cara de 'você é realmente um pobre', ou como aconteceu comigo, outro dia (um desses de muita chuva aqui em sampa) peguei um taxi no shopping higienopolis ate o metro marechal... tipo nem cinco minutos... o FDP do taxista falou que a corrida era ate vergonhosa... "o que são dez MERRÉIS???", olhei pra ele pensando assim: "seu merda, não é a toa que cada um tem o que merece, e sim, voce vai me levar ate o metro e vai ganhar os seus míseros dez merreis..."
4- Ônibus: Rafa, admito que fiquei confusa, você fala dos onibus do Egito, ou esta recordando dos daqui do Brasil (suvaqueira e afins...)
5- Metrô: Tão desesperador quanto o nosso...

É Rafa, o Egito tem muitos aspectos e costumes iguais aos daqui né...
Ôôôww falta de sorte hein Rafa!?!?! rsrsrsrsrs

Ahhhhhhhh fico feliz por vc que aí tenha leite condensado... =P

Feliz em saber que você está bem...

Amoooooooo vocêêêêêêêêê!!!!!! Saudades gigantes!!!!!!!