Friday, June 26, 2009

Da Citadela ao City Stars

Dois dias atrás, tive o imenso prazer de ir a um show de música popular aqui no Cairo. Uma das bandas era local enquanto a outra era francesa, porém completamente influenciada por sons do Magrebe (Argélia e Marrocos). Foi bem divertido, sobretudo pelo local onde o show foi realizado! Na parte antiga do Cairo! Vejam as belas fotos que eu tirei lá.



Aqui foi na entrada, logo que eu cheguei, do lado da mesquida Salah el Din.


Olhem a visão que eu tinha do palco! Lindo demais!



Aqui minha belíssima amiga italiana, Tiziana! Ela que me convidou para assistir a esse show.



Por fim, meu companheiro de shows, senhor Waleed.

Os árabes são famosos no mundo todo por terem um talento especial para o comércio. No Brasil mesmo, a ascenção da comunidade árabe se deu devido a essa facilidade que eles têm para pegar qualquer coisa e transformar em produto a ser vendido. Por terem sido bem sucedidos em seus negócios aí, convidaram seus parentes para vir e explorar a grande oportunidade que o Brasil lhes dava. Mais tarde, já inseridos na sociedade brasileira, alçaram representatividade nos mais diversos sectos, chegando até a alcançar cargos políticos (Maluf).
Se a força mercantilista árabe é evidente fora de seus países, dentro deles não seria diferente. Porém, para curiosidade geral e para bem do meu blog, o comércio aqui é diferente do comércio no Brasil de uma maneira bem clara.
No Brasil, estamos acostumados a ter cidades divididas em bairros, os quais, no geral, possuem uma área mais residencial e um centro comercial dentro deles mesmo. Eu quando pequeno, por exemplo, ia ao "centro de Guaianases" comprar roupas ou qualquer outra coisa quando precisava. Lembro de ouvir falar do centro da Penha, ou de Itaquera ou de muitos outros bairros, e nisso me baseio para descrever esta estrutura. Além de todos esses centros, falava-se também no centro da cidade, que é onde de tudo tinha! Concluindo, a cidade aí possui uma infinidade de centros comerciais em seus diversos bairros e um centro geral no centro da cidade mesmo, correto?
Aqui no Cairo, a coisa não é bem assim. Digamos que o centro da cidade existe aqui sim e é bem parecido, em alguns aspectos, com o centro de São Paulo. Tumultuado, trânsito, ruas estreitas, prédios antigos, alguns muito bonitos por sinal, poluição, vendedores ambulantes, lojas de toda sorte, shoppings, restaurantes sujos, restaurantes limpos, pessoas vendendo comida e bebida na rua, como por exemplo o famoso churrasco grego os os vendedores de chá que andam com aquelas bandejas cheias de copos pra lá e pra cá... enfim, o centro! O Cairo também está dividido em bairros, porém a maioria deles não possui um centro. Por quê não?! Porque existe de tudo para vender em todos os lugares! O que todos os bairros têm de residencial, têm de comercial! Vou ilustrar este cenário.
Começa que o andar térreo de 90% dos prédios aqui é destinado ao comércio. No meu prédio mesmo, existem duas lojas de móveis. No do lado, um mini mercado, uma borracharia, mais uma loja de móveis e um restaurante de frango assado e churrasco que faz entrega. E assim segue, não se limitando a nada! Farmácias, mini mercados, ciber cafés, academias, padarias, açougues, restaurantes e até floriculturas podem ser encontradas a menos de 5 minutos da casa de qualquer um. Ou seja, aqui não é necessário ir muito longe para encontrar o que se quer e isso é uma maravilha! A concorrência é tanta que eu não sei como eles lucram. Eu acho que é porque aqui quase não existem casas então a densidade demográfica é bem alta e, com isso, o volume de compras é grande.
Além de todas esses estabelecimentos, existe um em particular que é muito famoso e importante na estrutura comercial daqui: o chamado "koshky". Consiste em uma tenda ou barraca, geralmente localizada em esquinas ou pontos de ônibus, onde de tudo se pode comprar: doces, salgados, salgadinhos, bebidas, cartão de recarga de celular, chip de celular etc. Eles são extremamente abundantes e ajudam pra caramba nas horas de desespero. hehehe
Uma terceira e última curiosidade com relação ao tema são os shoppings. A maioria deles é ermo! Vazio que dá medo! Existem shoppings grandes aqui onde não se vê uma alma. Perto da minha casa mesmo tem um complexo de 3 shoppings chamado Serag Mall e aquele lugar é vazio. As pessoas vão lá mais para comer e não para se encontrar e se divertir como a gente faz no Brasil, ou mesmo para comprar coisas. Eu acho que é até natural isso acontecer, já que todas as pessoas têm tudo o que querem perto de casa. Existem exceções? Sim!
O maior shopping do Cairo, chamado City Stars, foge da regra. Claro, né? Aquele lá é o shopping mais bonito que eu já vi na minha vida! Nele, tem pirâmides rodeadas por piscinas e com topo de vidro que reluzem a noite e é a coisa mais linda! Dentro, lojas de grifes internacionais, geralmente européias. Que eu conheça mesmo, somente a Zara. A classe alta cairota vive naquele lugar, então vocês podem imaginar como são bonitas as pessoas lá! Sem falar no ar condicionado super mega master blaster turbo drops versão 4.2 reloaded! Melhor de tudo? A 10 minutinhos da minha casa! :D Se quiserem, estão convidados! Aliás, vou lá amanhã a noite. Aguardo respostas!

5 comments:

Amanda said...

Que bela descrição!

Adoraria te acompanhar, mas tenho compromisso!! (engraçadinho você, não?)

Saudades

Bjos

Flávia said...

Ohh shu helw ya waleed!
Ai Rafa vc esta demais, chique ai viu!! Ve se me vai no show do amr diab e berra por mim!
bjss

Rodrigo Mardegan Martins said...

Realmente, muito bonito o lugar, que pena que nao pude ir kkk, deve ser uma confusao tb em, esses centros ai, onde passa tem algo para vender, kk, nossa, o predio onde vc fica deve ser uma confusao em, loja em baixo já, menos mal né, ter coisas pertas, para nao precisar se deslocar muito para outros lugares, menos mal né.

Nossa belos shopping, qase ninguem neles, cuidado ae em, se ver alguma alma penada, kk.

Nossa esse shopping do Cairo, chamado City Stars ae, deve ser muito bonito mesmo em, tb qero ir em um shopping assim, se eu pudesse eu iria mesmo, mas fazer oq né, kk.

Ate mais, se cuida, abraços

Juju said...

Senti que o ar condicionado é um item raro...
Assisti o show do wael kfoury por mim, aquilo sim é um cantor lindo, amr diab num tá com nada, flá!
Alás, ele é egípcio?O wael eu sei q é liba!
Bom, suas descrições me deixam com mais vontade de visitar o país do Mahmoud Reda!

bj

Daniel Pellegrino said...

Nossa que legal ... o show deve ter sido muito bom. Dei uma olhada nas fotos que você tem postado, cada lugar lindo hehehe ... tá só aproveitando né? hehehe