Monday, August 17, 2009

Qual é mesmo o nome do seu pai?

Um mês de ausência é bastante tempo, eu sei. O importante é que estou de volta literalmente, porém ainda com muito a declarar. Sim, para aqueles que não sabiam ainda, retornei ao Brasil. Já me acostumei com a idéia de estar aqui novamente, então agora é bola para frente e vamos embora!
As fotos abaixo foram tiradas em minha última viagem pelo Egito. Visitei uma cidade chamada Matrou7, que fica na costa noroeste do Egito, banhada pelo mar mediterrâneo. Sinceramente, foi a praia mais linda que eu já vi em minha vida, de água em diversos tons de azul e verde. As fotos abaixo falam por mim. Além de tomar uns super banhos e ficar preto, também aproveitei para comer siri pela primeira vez na vida (foi tenso) e fazer um passeio em alto mar.











A pergunta "qual é o seu nome?" me causou alguns problemas no Egito. Na verdade, não foram exatamente problemas, mas algumas vezes tive de dar explicações as quais nunca tinha dado no Brasil.
Uma vez me perguntaram meu nome e eu simplesmente respondi "Rafael". Logo em seguida, veio a pergunta "E qual é o nome do seu pai mesmo?" e eu disse "Basileu". Foi quando o entrevistador deduziu, erroneamente, que meu nome era Rafael Basileu. E para espanto dele, meu nome é Rafael Francisco. Aí ele me disse "Mas como???? Quem é Francisco???".
Acho que alguns de vocês, se não todos, entenderam exatamente a confusão acima descrita. No Egito, o segundo nome de todas as pessoas deve ser, obrigatoriamente, o nome do pai. Os egípcios têm essa tradição como forma de manter viva a imagem dos pais da família de uma maneira mais forte: marcada graficamente no nome de seus descendentes. Quebrar esse ciclo significa apagar alguém da história, fazer com que a vida de um homem perca um de seus sentidos.
É por isso justamente que é muito difícil para eles entender por que meu nome era Rafael Francisco e não Rafael Basileu. Teve vezes de eu ter que desenhar e explicar minuciosamente o sistema de "nome de família" para então, no final da explicação, ouvir risadas e comentários do tipo "Olha como eles são loucos!" ou "Coitado do pai dele!". E ficava tão engraçado para mim quanto para eles.

3 comments:

Anonymous said...

Rsrsrs adorei!!!
Adorei o post e principalmente adorei voce ter voltado!!!
feliz!!!
Mas sabe, passou tão rápido que nem senti sua falta tanto assim!

rsrsrsrs

mentiraaaaaaa!!!!!!

quase morri do coração!!! vc sabe!!!



beijos e bem vindo de volta =D

;) said...

BEm viNdO de volta!!!
Duaz vezes, hehehe engraçado... quer que eu desenhe? Claro... O melhor eh "Olha como eles são loucos!" ou "Coitado do pai dele!", é tão engraçado esse lance de cultura que nem sei mais... que bom!!!
E que foto eh essa!!! uiii

;) said...

Em relação a ir a João pessoa eu acho que eh meio caro agora, vamos pra Trindade se vc quiser o as praias do Sul!!! Subi de avião agora está meio salgado, assim como o mar!!