Saturday, August 22, 2009

Kol sana we ento tayebeen

Começa hoje Ramadan, o mês sagrado islâmico. Sofro por não poder estar mais no Egito para celebrar essa que certamente é uma das mais importantes festividades do mundo árabe. Além de celebrações, o Ramadan é símbolo de união e caridade entre os muçulmanos, sendo assim considerado um dos 5 pilares da religião.

Em suma, durante esse mês, um muçulmano deve jejuar (não beber e comer nada) e se privar de sexo desde o nascer até o por do sol. As cinco rezas diárias devem ser seguidas e são praticados certos rituais de desjejum. Além disso, a leitura do Corão deve ser aumentada e deve-se, idealmente, perdoar os xingamentos até então recebidos e ser mais generoso que de costume.
O intuito de tudo isso é a purificação, não só do corpo mas do espírito também. Através do jejum, o muçulmano entra em contato com os sentimentos sofridos pelos mais pobres na falta de alimento e, com isso, relembram a cada ano a necessidade e importância da prática da caridade. O perdão e a abstinência sexual neste período também conotam a pureza.
Apesar de não ser muçulmano, eu tinha decidido seguir o jejum no Egito mas, mesmo não estando lá, creio que ainda posso seguir isso. Vamos ver no que dá.

4 comments:

Anonymous said...

Ah Rafa, me desculpa mas... vai cagar vai!
respeito sua opinião... mas vai cagar!!!!!
rsrsrs
beijos

Amanda said...

Comeu..rs

;) said...

Eu as vezes acho vc loko!! MAs do que eu.

Anonymous said...

finalmente achei seu blog!!