Saturday, May 16, 2009

Piramides!!!!!!

Ateh que enfim, zeh povinho! Depois de uma demora para postar, venho com o supra sumo egipcio: as piramides de Giza!!!!!!! Sim, fui visita-las e tirei fotenhas legais la... pelo menos julgo eu, vamos ver o que me falam. Sei que demorou pra eu ir, mesmo elas estando localizadas tao perto daqui mas melhor nem falar do stress que passei ateh que tudo desse certo.



Andei de cavalo pela primeira vez!!!! Foi divertido mas acho que fiquei "desbolado" depois do passeio... heheheh era um pula pula que me quebrou todo heheheheh.



Nessa foto, o Migo, eu e o Teefa. E a piramide.... e a cidade no fundo.... Gente... a visao da cidade eh muito bonita.. era uma imensidao!



Preciso comentar?





Encima do cavalo, meu querido amigo/irmao Salah e, no fundo, eu e o mercenario dono dos cavalos que nos estorquiu ateh a morte, fez um tour meia boca e nao explicou porcaria de historia nenhuma a respeito das piramides ou da esfinge.

Minha ida as piramides me proporcionou a primeira experiencia verdadeira como turista. Voces sabem como eh ser turista no Egito? Eh mais ou menos assim...

Comeca que, nao importa o que voce faca, voce vai pagar mais caro do que egipcios.... exemplo: eu paguei 60 libras egipcias para ir ver as piramides enquanto meus amigos soh pagaram 2. Fale arabe ou nao, nao importa: nao eh egipcio, vai ter de pagar um pouco a mais. Algumas vezes, nao nas piramides mas em passeios como Luxor e Aswan, voce tenha de pagar em dolar. Sendo a moeda que for, mesmo que a gente tenha de pagar a mais, os precos nao sao la tao exorbitantes. A vantagem no cambio monetario entre o real e a libra egipcia (R$1,00 = LE 2,70 hoje) ajuda bastante.

Dependendo do lugar onde voce estiver, voce vai se sentir um pouco importunado pela excessiva hospitalidade e carisma do povo egipcio. Sendo gringo, todos querem falar com voce... te olham... te oferecem coisas... os mais avancadinhos ateh arriscam falar sua lingua! Eh engracado que tem uns caras que nem alfabetizados sao mas que, de tanto lidar com turistas, aprenderam varias linguas. Como brasileiro, eu adoro todo esse tratamento, sobretudo porque exatamente pelo fato de eu ser brasileiro o assedio eh aumentado. A frase "Sou brasileiro" faz com que os egipcios sorriam automaticamente e comecem a falar de futebol. hehehehehe Alias, futebol eh paixao nacional aqui tambem. Enfim... devido a todo esse alvoroco, existe uma lei no alto Egito que proibe que egipcios falem com turistas, isso para evitar desgastes e manter a saude do turismo local. A policia faz inspecao nos pontos turisticos para garantir que essa ordem seja cumprida.

Por falar nas autoridades..... sabia que eles nao tocam em turistas? Eh soh voce mostrar seu passaporte estrangeiro que na hora ja te respeitam. Eh como se os gringos fossem protegidos por eles e nao fossem alvo de desconfiancas. Se algum gringo reclamar porque levou um bilu, os guardas sao repreendidos entao a cautela deles eh bem grande. Eu mesmo sempre fui bem tratado pelos policiais aqui, a nao ser quando nao percebem que eu sou gringo (acontece muito frequentemente).

Para finalizar o post, vou ajuda-los com umas palavrinhas do dialeto Egipcio que serao uteis no seu passeio aqui. Qualquer semelhanca nao eh mera coincidencia:

Oi = Hi
Obrigado = Merci
Tchau = Bye Bye
Senhor = ya mister, ya captain, ya prince, ya pasha, ya excellence, ya man (raro)
Senhora = ya princessa, ya mama
Ja = Already
Shopping = Mall

Eh isso! Soh nao esquecam de caprichar no sotaque... heheheheh

6 comments:

;) said...

Ahhhhhhhhhhh, eu diria que foi as melhores fotos que eu vi até agora, não sei por ser a camiseta branca ou ceú ou a piramides ou a esfinge o certo que TODAS estão lindas e detalhe a ultima eh engraçada demais vc com o cara do mal(mau)...
Que Feliz...

Rodrigo Mardegan Martins said...

kkkkkkkkkkkk, vc escreve em, contou o passeio todo, vc deve ter anotado td no diario para nao esqecer nada, kkkk, brincadeira, sei como é, qd gostamos de algo nao esqeçemos, que bom que vc gostou da viagem, de andar a cavalo, fico feliz tb, tb gostei pelo que eu vi das fotos, da piramedes, sempre qero ir, qd eu puder ir eu vou, ok, ate mais e um grande abraço, ate +

Rodrigo Mardegan Martins said...

andando a cavalo e como sempre com a garrafinha do lado, kkkkk, é isso ae, nao pode se desidratar, tem q tomar bastante líquido, ate mais, grande abraço

Unknown said...

kkkk.. muito bom! Ficou desbolado então? kk

falando sério agora, showw de bola esse lugar, muito bom mesmo. Voltando ao Brasil pq não escreve um estudo antropológico de uma experiência bem humorada.. olha que venderia heim.

rs

abraço

Unknown said...

Fala ai Rafa !!!!
Muito loco todas as fotos, piramides e aquelas em Alexandria. Que beleza de lugar, deve ser fascinante!
Cara, li seu post sobre as comidas tipicas. Me surpreendi, nao sabia que existia essa grande variedade e aparentemente muitos saborosos. Com esses pratos, nao deve ter sido tao complicado a sua adaptação alimentar né?! hehehehe

Um grande abraco!
Koga.

Anonymous said...

Simbora lá pros coments....

1- Andar a cavalo é pedir pra ficar sem

saco... (foi assim que perdi o meu...

rsrsrsrs)

2- Nunca... nunca mesmo confie em gringo...

Por mais que ele demonstre confiar em você;

3- Excesso de receptividade???? E quem não

gosta disso???? Ainda mais sendo

brasileiro... Se a gente (Eixo RIO -SP) se "acha" indo pra outros estados aqui no proprio país... rsrsrsrs

4- Brasil + Samba = Futebol... FATO!!!!!!

5- Autoridades: bundonas em qlqr lugar do mundo.

6- Uia... o "zEUA" toma conta do povo lá tbm... hauhauhauhauhauhuah


Falando sério agora... Adorei as fotos... Rafa... vc sabe que no meu caso é um master tesão ver essas fotos... sangue de historiador... bolso apertado: coração em gritos... ainda vou conhecer tudo isso... Farol de Alexandria... Piramides... e tudo mais... e o melhor... vc me mostra como chegar e eu te explico o contexto Histórico... ó que legal...

rsrsrs

saudades de vc amore!!!!!!!!! beijooooooooo