Monday, February 15, 2010

Hard candy,,,, e soft também!



Mais uma vez retorno com um post culinário. A novidade é que falarei, ou melhor, mostrarei a vocês as maiores maldades da cozinha árabe: os doces! Muita gente me pergunta sobre o assunto então espero ter uma audiência satisfatória, ou seja, bastantes comentários.

Basbousa - بسبوسة


Doce feito de uma massa granulada de trigo, coberto por uma calda fina de açúcar e amêndoas inteiras. Para agravar o grau de injustiça deste doce, muitas vezes ele é servido com creme encima. Preciso falar que o bagulho é bom?

Om Ali - ام علي

O omm ali é um doce bem popular. Consiste de camadas de massa bem fininhas, molhadas com leite adoçado e cobertas com passas. Pode ser servido ainda quente ou gelado (vai da preferência do freguês). Eu não gosto muito de passas e não iria para debaixo da mesa com a mãe do ali (tradução do nome), mas admito que o doce é bom.

Zalábia - زلابيا


Bolinhas fritas de massa, tipo nosso bolinho de chuva, com duas coberturas à escolha: açúcar de confeiteiro em GRANDE quantidade ou LITROS de caramelo de açúcar. De uma forma ou de outra, é um pouco enjoativo, engorda horrores e deixa qualquer um com peso na consciência. Mesmo assim, é uma delícia.

Meshabbek - مشبك


Este doce é bem parecido com aqueles pirulitos em formato de chupeta feitos de açúcar. Não sei bem dizer do que é feito o meshabbek porque, na verdade, acabei não provando. Contudo, posso dizer que em todo lugar tinha esse bendito doce para vender.

Fatir - فطير


Um dos meus favoritos, o fatir é uma massa folhada, assada em forno tipo pizza, recheada com os mais diversos recheios ecoberta com um pouco de leite e açúcar. Nossa, comê-lo bem quente é um dos maiores prazeres do mundo. Eu comi um recheado com geléia de morango que foi desnecessário! Ainda mais que foi na beira da praia a noite... ai ai, saudades!

Felizes, formigas de plantão? Para completar, o melhor lugar para se comer tudo isso ou mesmo tomar um delicioso sorvete no Cairo é o el Aabd (العبد), que fica no centro, na Talaat Harb. É a melhor candy shop do Egito. Só falta a Madonna striking the pose e dizendo "my sugar is raw, sticky and sweet". Seria pedir demais. hehehehe. E não seria Egito. Enfim. Teh!

2 comments:

;) said...

e por que não seria Egito?
ahhahah imagina a cena, Madonna entrando e fazendo tudo isso.
bem não sou muito fã de doce's, mas quero dizer que como tive oportunidade de comer- acho que o primeiro- hmmm delicia!!
Rafa bem vindo de volta!!
Imagina eu, como o calor desse, como todos esses... o efeito seria incrivel!!

Anonymous said...

Também não sou muito neurótica por doces, só sorvete e chocolate!!! rsrsrs. É o que o Ale disse, os doces que comemos eram ótimos!!!! Vc precisa importar alguns não acha???

Hahahaha o Ale comendo todos esses doces nesse clima tropical.... não teria um resultado muito agradável...

Rafa!!!! ve se escreve mais vezes meu amigo o Pequeno Urso!!!